quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Ciro Gomes vem a Cornélio e abona ficha de Ruy

Ruy Sampaio e Ciro Gomes 


Em sua militância pelos partidos de esquerda, Ruy Sampaio 40.000 teve uma breve passagem pelo PPS. Na época, a liderança máxima do partido, Ciro Gomes, veio a Cornélio Procópio e abonou pessoalmente sua ficha de filiação.  Ciro falou de sua admiração por Ruy Sampaio e da alegria daquele momento. Disse, na oportunidade, que o PPS ganhava uma grande figura, comprometida com as causas democráticas e com o desenvolvimento da cidade. 

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Sou Ruy Sampaio para vereador

Carla Sottile

                         Cornélio Procópio, agosto de 2012.

Olá amigos (as)

Este é um ano importante para todos nós. Em outubro, estaremos elegendo o nosso futuro prefeito, que irá administrar a cidade pelos próximos quatro anos, e os vereadores que irão legislar nesse período.

Hoje, quero falar com vocês sobre a nossa Câmara Municipal e o papel dos vereadores. Os vereadores são eleitos juntamente com o prefeito. Eles têm a função de discutir as questões de nossa cidade e fiscalizar os atos do prefeito no comando da Prefeitura e os gastos do orçamento.

Também é papel do vereador trabalhar pela melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, procurando atender as suas reivindicações. Se ele apoia o prefeito, desempenha a função de mediador entre os moradores e a Prefeitura.

Como todos sabem, a campanha eleitoral já está nas ruas. Por isso, não se deixe enganar e cair no "canto da sereia" dos candidatos que prometem demais e que, muitas vezes, até avançam sobre funções que cabem somente ao prefeito, como asfaltar ruas e construir escolas e postos de Saúde. 

Precisamos eleger pessoas sérias, que vão defender nossos interesses. Por isso, quero falar de um candidato em especial: Ruy Sampaio. Ele se mudou para Cornélio na década de 50. Aqui, casou. Aqui, nasceram seus filhos. Aqui, ele trabalha.

Ruy Sampaio escolheu Cornélio Procópio para fincar suas raízes. Ama essa cidade. Ao longo de todos esses anos, trabalhou no Banco do Brasil. Foi professor, advogado e vereador. Foi presidente da Câmara Municipal, fazendo uma gestão que priorizou o corte nos gastos e o bom uso dos recursos públicos.

Tem uma carreira brilhante como advogado, tornando-se referência para os novos profissionais. Sempre trabalhou defendendo os interesses dos que mais precisam. É um idealista. Como professor, ensinou várias gerações de alunos. Como bancário, foi o fundador do sindicato da categoria na cidade.

Como político, Ruy Sampaio sempre se posicionou em defesa da democracia, da liberdade de expressão, lutando contra o totalitarismo na época da ditadura militar. Foi um dos fundadores do PT no Paraná e hoje milita pelo PSB – Partido Socialista Brasileiro. Como homem de esquerda, defende uma sociedade mais justa, mais igualitária.

Nestas eleições, Ruy Sampaio é novamente candidato a vereador. Seu número é 40.000. Tenho uma admiração muito grande por ele. Uma pessoa ética e que nunca abriu mão de seus ideais. O meu voto é para ele. Eleito, a Câmara de Cornélio só tem a ganhar, assim como a cidade.

Para vocês que me conhecem, confiam em mim, peço que votem Ruy Sampaio 40.000 para vereador. 

Agradeço a atenção.

Até as urnas.

Um grande abraço,

Carla Sottile, advogada trabalhista  

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Cornélio promove encontro de motociclistas


Em dezembro, acontece em Cornélio Procópio um grande encontro de motociclistas. Tenho dois filhos motociclistas:, Ruy, jornalista e Raphael, advogado. Volta e meia, eles pegam suas motocicletas e saem viajando. Motociclismo, com responsabilidade, respeitando o próximo e as leis de trânsito, tem todo o meu apoio. 


Ruy

Raphael


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Lutar, sem abrir mão dos ideais

Com Omar Baddauy e o ex-presidente Lula, na época da formação do PT

 
O PT é, hoje, o maior partido político Brasil. Dirige a nação, estados importantes e a principais cidades do país. Ficou fortalecido, ganhou a confiança de grande parcela da população e deixou de ser um bicho-papão que assustava criancinhas. Muita gente, que no passado, fazia campanha contra a sua existência, agora, bate palmas para seus dirigentes.
Mas nem sempre foi assim. Fundar o PT foi uma luta difícil, ainda mais no Paraná -- um Estado conservador -- e em Cornélio Procópio, cidade dominada, por muito tempo, por ruralistas e latifundiários.

Ruy Sampaio teve a coragem de fincar a bandeira do PT na cidade. Foi o primeiro vereador do partido no Paraná. Sacrificou-se em várias situações para alicerçar o partido, que defendia a implantação do socialismo, da reforma agrária e de uma sociedade mais justa. Saiu candidato a prefeito, a deputado. Sempre com o objetivo de levar a mensagem do PT para várias partes do Estado. Recepcionou suas lideranças, montou palanques, filiou pessoas, estruturou o partido em várias cidades.

Por se desiludir com o caminho seguido nos últimos anos, deixou o partido, onde ainda hoje tem grandes companheiros como ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em várias ocasiões, recebeu Lula em sua casa para discutir os rumos do PT, traçar estratégias, para apoiar companheiros e defender as teses petistas.

Hoje, Ruy milita no PSB – Partido Socialista Brasileiro. Para ele, a coerência e a defesa intransigente de seus ideais é que faz um homem. Ruy Sampaio é candidato a vereador de Cornélio Procópio. Seu número é 40.000. É de pessoas assim que nossa Câmara precisa.

Ética e honestidade em 1º lugar. Vote Ruy Sampaio.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Educação universalizada para os jovens

Ruy Sampaio é advogado, formado
 pela Universidade Federal do Paraná


 Desde quando cursam os primeiros anos do ensino fundamental até se formarem na universidade, os jovens passam grande parte do seu tempo dentro do ambiente escolar. A escola, além de um centro de formação humana, cidadã e profissional, é um espaço privilegiado de socialização dos jovens, de desenvolvimento de suas aptidões e sonhos.

A educação não é importante somente para a vida desses jovens, que são transformadas a partir dos conhecimentos e experimentações dentro da escola. Trata-se de uma área estratégica para definir os rumos de todo o país nas próximas décadas.


Na última década, o Brasil colocou a universalização do acesso à educação básica como prioridade máxima da política educacional. Porém, persistem ainda graves problemas quanto ao financiamento, à qualidade do ensino, disparidades regionais, índices significativos de evasão escolar e analfabetismo entre a juventude.

 Segundo o estudo Juventude e Políticas Sociais no Brasil (2009), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), existem cerca de 1,5 milhões de analfabetos no país, e a maior parte deles são jovens. A erradicação do analfabetismo é um desafio geracional a ser enfrentado e vencido pela sociedade brasileira no século 21.

Para além do acesso e alfabetização, o desafio que se coloca é qualificar a permanência da juventude no ambiente escolar. No caso da educação básica, especialmente no Ensino Médio,
predomina ainda a disparidade entre idade e série escolar, o que prejudica a formação e coloca obstáculos para a permanência e progressão no sistema educacional.


 A ampliação da rede de educação profissional, técnica e tecnológica – que integrem educação e qualificação - se mostram indispensáveis para aproveitar o atual momento de retomada do desenvolvimento e planejamento econômico que vive o país.

Em relação ao ensino superior, apesar de as taxas de ingresso e permanência de jovens nas universidades terem se ampliado de maneira significativa nos últimos 10 anos, o acesso é ainda restrito e desigual. Portanto, a ampliação das oportunidades de acesso e permanência no ensino superior para a juventude deve ser encarada uma meta estratégica para o desenvolvimento do país.

2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude
Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Eleições e Voto Consciente


É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas.

A importância do voto

Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país.
O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.

Como votar conscientemente

Em primeiro lugar temos que aceitar a ideia de que os políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos e incompetentes, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. Mas como identificar um bom político?
É importante acompanhar os noticiários, com atenção e critério, para saber o que nosso representante anda fazendo. Pode-se ligar ou enviar e-mails perguntando ou sugerindo ideias para o seu representante. Caso verifiquemos que aquele político ou governante fez um bom trabalho e não se envolveu em coisas erradas, vale a pena repetir o voto. A cobrança também é um direito que o eleitor tem dentro de um sistema democrático.

Durante a campanha eleitoral

Nesta época é difícil tomar uma decisão, pois os programas eleitorais nas emissoras de rádio e tv parecem ser todos iguais. Procure entender os projetos e ideias do candidato que você pretende votar. Será que há recursos disponíveis para que ele execute aquele projeto, caso chegue ao poder? Nos mandatos anteriores ele cumpriu o que prometeu? O partido político que ele pertence merece seu voto? Estes questionamentos ajudam muito na hora de escolher seu candidato.

Conclusão

Como vimos, votar conscientemente dá um pouco de trabalho, porém os resultados são positivos. O voto, numa democracia, é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um pode ter consequências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento.

Voto consciente

Pense bem antes de anular seu voto. Você pode estar colaborando para colocar no poder alguém que deteste mais que os outros.


sábado, 18 de agosto de 2012

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Os que lutam


"Há homens que lutam um dia, e são bons; há homens que lutam por um ano, e são melhores; há homens que lutam por vários anos, e são muito bons; há outros que lutam durante toda a vida, esses são imprescindíveis."
                                                                          Bertolt Brecht

Liberdade para as meninas da Pussy Riot!


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Che



Na foto, o ídolo Ernesto Che Guevara. Pôster que mantenho, ainda hoje, na parede de meu escritório. Está lá desde os tempos da ditadura militar. 

“Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.” - Che

Campanha de Vacinação

Não se esqueçam, de 18 a 24 de agosto tem início a Campanha de Vacinação. Todas as crianças menores de 5 anos devem tomar a dose da vacina. Vamos cuidar das nossa crianças. 


Por uma Cornélio cada vez melhor


Bom dia

Ruy Sampaio - 40.000 - PSB